Osteopatia Visceral

O estudo da osteopatia visceral está voltada para o bom funcionamento sistêmico do corpo, ou seja, as relações entre as vísceras, sistema nervoso central e o sistema estrutural.

Todos os órgãos, assim como todo o corpo, estão em movimento constante e em sincronia entre si e com todas as estruturas que os rodeiam. Quando essa sincronia estiver perturbada, estamos diante de uma disfunção osteopatica visceral. Essas disfunções são caracterizadas por víscero-espasmos, diminuição da mobilidade e motilidade da víscera, diminuição da vascularização, ptoses viscerais, aderências decorrentes de inflamações, infecções, intervenções cirúrgicas, traumas, postura incorreta por demasiado tempo, entre outros. Na visão osteopática, essas alterações viscerais também podem ter origem simpática, parassimpática, hormonal, restrição tecidual e diminuição do líquido seroso presente na cavidade abdominal.

O método avaliativo e terapêutico das vísceras foi desenvolvido pelo osteopata e fisioterapeuta francês Dr. Jean-Pierre Barral, considerado o pai da manipulação visceral por sua dedicação de mais de 30 anos de estudos clínicos e dissecativos. Ele percebeu que as manipulações da coluna alteravam o funcionamento dos órgãos e se propôs a estudar o caminho contrário: se as manipulações das vísceras alteravam os sinais clínicos da coluna.

Essa é a principal técnica que o Dr. André Frare utiliza em seus tratamentos, pois concluiu os estudos em um dos mais conceituados centros de Tratamento de Osteopatia Visceral a nível mundial, que é o Barral Institute.

A osteopatia visceral é indicada para:
- hérnia de hiato.
- ptoses viscerais.
- constipação intestinal em adultos, e refluxo e cólicas em bebês.
- distúrbios hepatobiliares, distúrbios digestivos.
- alterações cardíacas e respiratórias.
- distúrbios renais e da bexiga.
- alterações do ciclo menstrual, e distúrbios hormonais.
- queda da imunidade, distúrbios da linfa, circulação central e periférica e do baço.
- patologias sistêmicas de origem visceral.
- problemas de cicatrização e distúrbios causados por cirurgias anteriores e por cicatrizes existentes.
- dispaurenia, endometriose.
- problemas ginecológicos e urológicos.
- infecções de repetição do trato urinário.
- posicionamento anormal do útero.
- intoxicações hepáticas, renais e gástricas.
- frouxidão ligamentar, perda urinária, incontinência.
- obesidade, síndrome disabsortiva.
- fadiga da supra renal.
- tireoidites, Hashimoto.
- doenças e dores crônicas.
- regulação do assoalho pélvico.
- regulação da pressão de caixa torácica, e abdômen.

OUTROS TRATAMENTOS