Publicado em: 11/11/2021

O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica

Rev Dor. São Paulo, 2016 jan-mar;17(1):52-6

As vitaminas do complexo B têm sido utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos, como os anti-inflamatórios, em diversas situações clinicas, como por exemplo, nas doenças degenerativas da coluna, doenças reumatológicas, polineuropatias e nos pós-operatórios diversos.

O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica as evidências mais recentes do uso de vitaminas do complexo B como terapia analgésica e descrever as situações clínicas em que se pode verificar a sua ação analgésica.

MUITO IMPORTANTE: “Redução importante dos sintomas neuropáticos já na 4º semana. Com 12 semanas foram observadas reduções de todos os sintomas, reduções de 78% na dor, 92,1% na dormência, 96,9% na fraqueza muscular, 96% no formigamento e de 99,2% na queimação. Confirmou-se a eficácia e segurança das associações vitamínicas B nas neuropatias periféricas.”

Apesar de se ter verificado o papel das vitsB como analgésicos em dores nociceptivas, não se pôde concluir as doses mais efetivas, assim como também ocorreu para as dores neuropáticas, pois as formulações e doses nos trabalhos abordados foram muito distintas.

Entretanto, parece que as associações intramusculares e em doses únicas de tiamina (100mg), piridoxina (100mg) e de cianocobalamina (5000µg), ou apenas a utilização semanal de metilcobalamina (1500µg) são boas opções, assim como também as formulações de benfotiamina (150mg), piridoxamina (150mg) e de metilcobalamina (1500µg), via oral e durante 180 dias.

Os estudos existentes, apesar de heterogêneos, demonstraram que as vitaminas do complexo B possuem efeito analgésico em síndromes dolorosas neuropática e nociceptiva, e que por serem esses fármacos seguros e de baixos custos poderiam representar boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio.

Dr. André Frare - Fisioterapeuta Osteopata - Cascavel/PR