Publicado em: 04/04/2022

SENTE ALGUMA DOR?

OSTEOPATIA + INFILTRAÇÃO = MELHORA DAS DORES

As injeções de corticóides são injeções que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação em uma área específica do corpo. Eles são mais comumente injetados nas articulações – como tornozelo, cotovelo, quadril, joelho, ombro, coluna cervical, torácica, lombar, articulação sacro-ilíaca, púbis ou punho. Mesmo as pequenas articulações de suas mãos ou pés podem se beneficiar de injeções de corticóide.

As injeções geralmente contêm um medicamento corticosteróide e um anestésico local. O procedimento é feito em ambiente de consultório. Atualmente, com a melhoria das técnicas e dos fármacos corticoides, a quantidade de infiltrações que você pode fazer são ilimitadas.

Por que é feito

As injeções de corticóides podem ser mais eficazes no tratamento da artrite inflamatória, assim como na artrite reumatoide, artroses e outras condições. Eles também podem fazer parte do tratamento para outras condições, incluindo:

Dor nas costas

Bursite

Gota

Gonartroses

Espondilite anquilosante

Artrite psoriática

Artrite reativa

Artrite reumatoide

Tendinite

Qualquer inflamação que seu corpo esteja apresentando

Atualmente, o risco é quase nulo, e as infiltrações são muitas vezes, coadjuvantes na performance atlética de profissionais e amadores, pois uma vez que realizada a infiltração, você pode ter uma grande melhora em todos os seus movimentos articulares, mesmo sendo para jogar tênis, futebol, fazer a fisioterapia (como auxiliar na melhora do tempo de recuperação).

Riscos

Os efeitos colaterais potenciais das injeções de corticóides aumentam com uso muito repetido (mais do que uma vez na semana). Os efeitos colaterais podem incluir:

Danos nos nervos
Rubor facial temporário
Alargamento temporário de dor e inflamação na articulação
Aumento temporário do açúcar no sangue
Enfraquecimento ou ruptura do tendão
Afinamento do osso próximo (osteoporose)
Afinamento da pele e tecidos moles ao redor do local da injeção
Escurecimento da pele ao redor do local da injeção

Limites no número de injeções de cortisona

Existe a preocupação de que injeções repetidas de cortisona possam danificar a cartilagem dentro de uma articulação. Portanto, os limitamos as infiltrações para no máximo a cada 15 dias.

O que você pode esperar Durante a injeção de cortisona

O profissional pode pedir que você coloque uma roupa adequada, dependendo da articulação. Você será posicionado de modo que o profissional possa inserir facilmente a agulha.

A área ao redor do local da injeção é limpa. O profissional também pode aplicar um spray anestésico ou pomada anestésica para anestesiar a área onde a agulha será inserida. Em alguns casos, seu médico pode usar ultrassom ou um tipo de raio-X chamado fluoroscopia para observar o progresso da agulha dentro do seu corpo – para colocá-la no local certo (casos exclusivos para a região do Quadril).

Você provavelmente sentirá alguma pressão quando a agulha for inserida. Informe se tiver muito desconforto.

A medicação é então liberada no local da injeção. Normalmente, as injeções de corticóides incluem um medicamento corticosteróide para aliviar a dor e a inflamação ao longo do tempo e um anestésico para proporcionar alívio imediato da dor.

Após a injeção de cortisona

Algumas pessoas têm vermelhidão e sensação de calor no peito e no rosto após uma injeção de corticóide. Se você tem diabetes, uma injeção de corticóides pode aumentar temporariamente (algumas horas) seus níveis de açúcar no sangue.

Após a infiltração, o profissional pode pedir que você:

Proteja a área de injeção por um dia ou dois. Por exemplo, se você recebeu uma injeção de cortisona no ombro, evite levantar peso. Se você recebeu uma injeção de cortisona no joelho, fique de pé quando puder.

Aplique gelo no local da injeção conforme necessário para aliviar a dor. Não use almofadas de aquecimento.

Não use banheira, banheira de hidromassagem ou banheira de hidromassagem por dois dias. Tudo bem tomar banho.

Fique atento aos sinais de infecção, incluindo aumento da dor, vermelhidão e inchaço que duram mais de 48 horas.

Resultados

Os resultados das injeções de cortisona geralmente dependem do motivo do tratamento. As injeções de cortisona geralmente causam um surto temporário de dor e inflamação por até 48 horas após a injeção. Depois disso, a dor e a inflamação da articulação afetada devem diminuir e podem durar várias semanas, vários meses até perdurar por anos o benefício da infiltração.

POR DR. ANDRÉ FRARE - CENTRO DE TRATAMENTO DA DOR - CASCAVEL - PARANÁ - BRASIL
MAIO 2022.